quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ácaro, inimigo nosso de cada dia

Olá pessoal, assiti ao Jornal Hoje, rede Globo, e penso que seja esta uma matéria de interesse de todos, principalmente de nós mães. Tentei participar do chat com a pediatra, mas nao responderam minha dúvida, mesmo assim foi interessantíssimo ter observado todas as respostas, ficou longa a postagem, mas vale a pena ler, ou quem sabe copiar, colar e salvar para ler de vez enquando.



Moderador apresenta a mensagem enviada por Poliana: Os alérgicos sofrem mais nessa época obrigatoriamente? O que fazer para diminuir o desconforto no nariz, meu filho vive com coriza.Dra. Zuleid Mattar responde para Poliana: Se você mora em Sp, seu filho faz parte da maioria. O asmático sofre muito. Lavar as vias aéreas, mantenha o quarto úmido. O umidificador é preciso ter cuidado para não deixar o ambiente mofado. Sempre direcione o jato para um lugar que possa ser lavado.
-------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Matheus: quantas vezes devemos limpar o quarto por semanaDra. Zuleid Mattar responde para Matheus: Não é por semana, é todo dia. Pano úmido todos os dias, essa é a garantia.
-------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Claudia: Meu filho de 6 anos está com inicio de sinosite, e piora com o clima seco. Quando ele adormece na sala, respira normalmente, mas quando o levo para o quarto (limpo no dia, sem cortina, tapete ou pelucias expostas) ele começa a tossir. Como melhorar?Dra. Zuleid Mattar responde para Claudia: Pelúcias não deve ter nem guardadas. Desfaça disso. Alguma coisa pode estar prejudicando no quarto. Olhe embaixo da cama, no estrado, para ver se não tem mofo. O colchão deve ser revistido com capa. Sinusite não se tem começo, se tem ou não. Seu filho deve ter rinite.
------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por KeilaSP: É válido então colocar travesseiros e colchão no sol? Para que seja eficaz, por quanto tempo devemos deixar e qual o melhor período?Dra. Zuleid Mattar responde para KeilaSP: Aqui em Sp não podemso escolher horário, mas o sol da manhã é melhor sempre. Pelo menos por uma hora. Não adianta ser aquele travesseiro de herança, que já é um poço de ácaros. Travesseiros tem validade de 6 meses no máximo.
---------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por juhmaestri: uma vez vi uma reportagem que é bom deixar travesseiros e cobertores no sol por pelo menos 2 horas p/ matar os ácaros. Isso é verdade já que eu acabei de ver que eles gostam de lugares quentes?Dra. Zuleid Mattar responde para juhmaestri: Eles gostam de lugar quente, mas sem iluminação. Ele gosta daquele cantinho do sofá onde todo mundo gosta de sentar.
-----------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por andrea: o tratamento com vacinas é realmente eficaz contra as alergias?Dra. Zuleid Mattar responde para andrea: É excelente. A vacina, quando bem indicado, é a única maneira de indicar o curso da doença. Você só vai se ver livre da doença se consumir aos poucos, uma arma, que diminua a resposta ao estímulo.
----------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Dumont: Doutora, meu filho faz uso contínuo do Singulair, gostaria de saber o que a senhora acha deste medicamento e da eficácia dele.Dra. Zuleid Mattar responde para Dumont: É um produto excelente. Quando falamos de doenças respiratórias, temos a inflamação. Se essa inflamação é às custas do leucotrieno e eu tomo alguma coisa contra ele, vou me beneficiar.
-----------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por nena: meu filho tem rinite irritativa como evitar crise no inverno?Dra. Zuleid Mattar responde para nena: Depende. Pode ser irritativa por uso de alguma substância ou por cheiro, por mudança de clima, por poluição. Para esses, é lavar bem o nariz e evitar ambientes assim.
----------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Leticia: na hora de dormir a noite e aconselhável agasalhar bem a criança?Dra. Zuleid Mattar responde para Leticia: Uma coisa que é importante observar, a criança alérgica tem mais calor do que a que não é. Não se pega resfriado pq tomou vento, resfriado vem de vírus. Não se pega resfriado pq tomou um sorvete, pq tomou vento. Se o nariz está quente, eles estão quentes tbém.
----------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por andrea: a fitoterapia é eficiente para aumentar imunidade e combater alergias respiratorias?Dra. Zuleid Mattar responde para andrea: Não existe nenhuma comprovação científica sobre isso. Eles podem melhorar os simtomas apenas.
-----------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Cristiano: Qualquer capa impede a penetração do ácaro?Dra. Zuleid Mattar responde para Cristiano: Infelizmente, não. A parte interna precisa ser impermeável, como um teflon. Um simples saco plástico, desse mais grosso, serve.
-----------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Renata: Meu filho tem 9 meses. Qual a melhor forma de limpar o quarto dele, as roupas e os brinquedos?Dra. Zuleid Mattar responde para Renata: A melhor forma é sempre um pano úmido, sempre água e sabão ou com álccol. Nunca use produto de limpeza com cheiro, eles são péssimos para nenéns que tem a mucosa do nariz muito sensível. Quanto menos coisa e mais fácil limpar melhor. Brinquedos sempre guardados em local fechados, roupas tbém. Mosquiteiro não é recomendável pq acumula muito pó.
-----------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Sheila: Meu filho de 2 anos anda com uma fraldinha o dia todo e até dorme com ela. Há algum cuidado especial para se ter com essa fralda?Dra. Zuleid Mattar responde para Sheila: Essa fraldinha a gente trata como objeto de transição. Lave todos os dias e troque sempre que possível.
-------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por clara: posso usar vapor quente (vaporeto) no colchão?Dra. Zuleid Mattar responde para clara: Ótimo, mas tem que usar e deixar secar bem depois. Almofadas e cortinas tbém pode usar.
---------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por fernando: Fernando de Goiania, gostaria de saber se a agua sanitaria mata esses bichinhosDra. Zuleid Mattar responde para fernando: É bom, mas tem o inconveniente do cheiro. Merthiolate, 1 para 10, é bom tbém, só que não é tão barato.
-------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por taty: vinagre seria bom para combater acaros?Dra. Zuleid Mattar responde para taty: Vinagre não funciona. Lembre-se de deixar secar tudo mto bem depois.
-----------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Luciane: Joinville é uma cidade muito umida, desumidificador é eficiente para evitar mofo e acaros? Joinville/SCDra. Zuleid Mattar responde para Luciane: É, sim. No seu caso o problema é inverso. É importante isso, sim. O mofo é extremamente irritante e isso é um risco.
-------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Leticia: mesmo no frio o ideal e que quarto esteja com as janelas abertas?Dra. Zuleid Mattar responde para Leticia: Claro, sempre. Você não precisa manter uma ventania, mas pelo menos uma janela aberta é bom para manter a renovação do ar.
-------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Leticia: é bom lavar s olhos com soro fisiológico por causa do tempo seco?Dra. Zuleid Mattar responde para Leticia: O horário do banho não tem problema. Um banho quente na hora de dormir pode ser confortável. A única preocupação é lavar o cabelo porque o couro demora a secar e você resfria mais na região do rosto. Lavar os olhos com soro é uma excelente ideia.
----------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por Elaine: O ar condicionado no máximo diminui a proliferação de ácaro?Dra. Zuleid Mattar responde para Elaine: Não. O ácaro fica muito no ar condicionado e a limpeza deve ser constante, do carro tbém. A troca periódica é mto importante.
---------------------------
Moderador apresenta a mensagem enviada por catiane: como destinguir se e alergia ou um resfriado ???Dra. Zuleid Mattar responde para catiane: Quem fica sempre resfriado não deve ser resfriado. A pessoa que está continuamente, o nariz coça, o olho coça, espirra, essa pessoa é alérgica. Um médico vai fazer o exame clínico e diagnosticar.
--------------------
Dra. Zuleid Mattar fala para a plateia: Muito obrigada, foi um prazer. Deixo os sites www.asmacopar.blogspot.com e o www.abrasaopaulo.org.br e o email info@sp.org.br

É isso...copiei do jeito que estava por falta de tempo, estou devendo 2 postagens de promoçoes...bjs e Deus os abençoe!!!!!!!

4 comentários:

Paty Fortunato disse...

Amiga,

Eu e meu filho temos rinite alérgica,então já viu né? longe desse inimigos,de tudo q junta poeira.
ótima matéria!


Beijocas!

Janaina disse...

Ola,
Obrigada por compartilhar. O Nick ta sempre esfregando o nariz e os olhos, nunca pensei nisso mas pode ser alergia entao.
Bjs

Alessandra Pilar disse...

Bem interessante. E a foto já assusta!! Saber que convivemos com esses bichos invisíveis né? Eca.
bjinhos

www.conversapramae.wordpress.com

Áries disse...

Olá amiga, tbm assisti o programa e confesso que fico muito preocupada com esses monstros em miniaturas que não podem ser vistos a olho nu.
São horrorosos e assustadores e imaginar que cada cantinho da nossa casa tem esses seres nojentos aff!!!
Aqui em casa deve ter várias ninhadas, dá muita poeira, por mais que limpe e as roupas de cama ai,ai, no colchão, fronhas e travesseiros, um horror!
Bjos amiga, tenho vc no orkut se lembra?

Postagens populares