quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cárie de Mamadeira


imagem:http://odontobloggers.blogspot.com/2010/03/carie-de-mamadeira.html

Não é de hoje que me preocupo com a saúde bucal da Beatriz, com 5 meses de gravidez fiz o curso para gestantes da Unimed, entendi que os cuidados devem ser realizados bem antes dos primeiros dentinhos nascer.

Com poucos meses já umidecia a fralda limpa com água mineral e com o dedo massageava a gengiva dela, depois passei a usar a dedeira de silicone devidamente esterilizada, e assim por diante.

Quando nasceram os primeiros dentinhos em outubro de 2009 ela tinha 8 meses comprei a escovinha de dente e escovava apenas com água, desde então já se foram várias escovas...

Levei a Beatriz pela primeira vez no odontopediatra quando ela tinha 1 ano e 2 meses, foi estressante, ela chorou muito, quase nem deixou a dentista ver os dentinhos, mas foi num ambiente com vários cirurgiões, muitos vinham olhar,pois era na ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas) fui lá por recomendação de uma conhecida, se fosse num consultório penso que seria diferente a experiência.

A odontopediatra passou um pouco de flúor e explicou que a Beatriz já tinha cárie, que estava no inicio e que era pra eu melhorar a escovação. Ela me advertiu que não usasse nunca a minha escova e sim, sempre uma escova só dela, poderia ser até 2 uma pra ela brincar de escovar e outra pra eu escovar os dentinhos dela.

O problema é que eu deixava ela brincar com a minha escova de dentes, ela adorava escovar com minha escova nunca com a sua própria escova, aqui está o inicio do problema: minhas bactérias passaram pros dentes dela e pode ter sido a causa do inicio das cáries.

Nossa ultima experiência com uma odontopediatra foi estressante denovo, pra Beatriz (foi com 19 meses) e pra mim também, entre outras coisas a drª. disse que eu cuidei muito mal da saúde bucal da minha filha, faltou me chamar de péssima mãe, sai de lá arrasada (depois de todo cuidado que tive descrito no inicio da postagem) mas a consulta foi util quando ela explicou a melhor posição para a escovação, como segurar a cabeça do bebê etc etc...

E disse que a cárie existente nos dentinhos da Beatriz tinha um nome: Cárie de mamadeira , mesmo ela mamando somente o peito (leite materno), já que ela adormece mamando não tem como escovar os dentes após o aleitamento.

Indicou aquela escova da Bitufo, para raspar o tártaro do molar e continuar escovando com escovas macias para crianças.

Após pesquisar na web encontrei o blog da Su Rodrigues , onde vi sobre este tipo de cárie que até então desconhecia, e a primeira odontopediatra que nós fomos não soube me informar.

Espero que esta postagem seja útil para as mamães que passam por aqui, pra mim faltou informações, agora é cuidar pra não piorar.

bjs mamães e leitores que por aqui passam!

15 comentários:

Emanuele disse...

Nossa! Falar que vc errou td bem, não precisava te arrasar, né?
Já tinha escutado falar desse tipo de carie. Mas nós mães sabemos o quanto é difícil cuidar das crias, né? Os pediatras e odontos pediatras, na prática, com os próprios filhos, muda td, tenho um tio dentista... E uma pediatra me disse uma vez, q recomendava q não desse bitoquinha na boca dos filhos, exatament epara ñ acontecer trocas d bactérias e afins (irc!) E ela mesmo confessou, q msmo recomendando, ela dava em sua filha de vez em quando... Ou seja, sem neuras. Dente é curioso, rs, tenho uma amiga q já fez canal por causa d carie e tem uma higiene bucal invejavel! Eu só tive carie depois q tirei o aparelho dentário, por causa duns anéis q envolvem o dente e a higiene ali é impossível! Fora isso, dentista só p/ limpeza. E ensinar a escovar os dentes faz parte da nossa missão. Depois qdo eles crescem e esquecem... bj

A respeito do coments q deixou, a Bia dome comigo e EU tenho certa resistência em fazê-la dormir em sua própria cama (hehehe) pq é confortável, não consigo não dar uma olhadinha nela e me faz companhia. Beijos, obrigada pelos comentários! volte sempre heheheh

Geovana Centeno disse...

oi querida nossa que coisa esse medico hein, nossa eu ia xingar ele viu, ai sim né...que ta pensando hehehe...
Olha como a amiga Manu é super dificil mesmo cuidar dos dentes dos filhos, Mariana é chata não deixa nem eu ver os dentes dela, e o Caio tenho que brigar pra escovar os dente, tens duas caries, to deixando viu porque esses dentinhos vao cair, ainda bem que é la tras, quem escova os dentes dele sou eu, assim sei que estão limpos, mas quando ele escova não sai nada bem hehehe, e as caries eu sei que foi por causa da mamadeira com nescau que tomava a noite, açucar né amiga, nunca levei o Caio e a Mariana no dentista hehehe...adorei o post,beijocas nas duas.

Aline disse...

Nossa Babi, não sabia que o leite materno causava as cáries. Cárie para mim era sinal de açúcar.
Chateação esse negócio de levar as meninas em dentista, né? Mas tão necessário. Levei a Ju uma única vez e ela também chorou.
Aqui nosso único problema é que Ju como no prato de todos os avós. Eles adoram dar um pouquinho do que está comendo para ela. Fico super sem graça de pedir que não dê no mesmo talher...

Chris Ferreira disse...

Oi Bárbara,
estou no amigo secreto prposto pe Jo e vim aqui te conhecer.

Cuidar dos dentes das crianças é uma guerra! Aqui em casa é uma dificuldade. Querem escovar rapidinho, reclamam, etc...
E mãe não é perfeita, eu pelo menos não sou, e tem dias que estou exausta e aí acabo esquecendo de fazr o controle.

O importante é que estamos sempre tentando acertar, fazer o nosso melhor. Erramos com muito amor.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Patricia Charleaux disse...

Seu blog é lindo!!Passa no nosso cantinho pra nos conhecer!Estamos te seguindo.Bjs

Geovana Centeno disse...

Ah ja foi realizado o Amigo Secreto:
http://jogaucha.blogspot.com/2010/11/amigo-secreto-de-natal-realizei-o.html

Anônimo disse...

Babi, vim retribuir sua visinha lá no NOSSO CANTINHO" Obrigado mais uma vez!
Adorei seu blog e passei a segui-lô também, pelo simples motivo do seu blog ser muito informativo. Este post me chamou muito atenção PELO SEGUINTE MOTIVO: Como sabe tenho um filho( Pietro) de 1 ano e 5 meses, ultimamente estou tendo dificuldades imensas pra escovar os dentinhos dele, no começo era até fácil porém hoje em dia ele trava a boca e não tem que o faça abrir.
Lendo então agora o seu post me preocupei e acho que deve procurar correndo uma ortopediatra pois acho que levarei um "sabão" quando for levar o Pietro.
Assim como vc tenho tido problemas com estes "especialistas" que são na minha opinião grossos e mal informados, que só sabem dar broncas e nos fazer sentir a pior Mãe do mundo, não se culpe Babi, ser mãe( digo Pais) é ser falho também, eles é que tem em mente que ser Mãe é motivo de perfeição, por isso minha cara não se aflinja.Procure outros especialistas que possam te orientar e não eculachar.Sexta -Feira msm tive problemas com o Pediatra do Pietro já o 2º especialista que não gostei pelo simples fato do mesmo não passar as informações completas(depois dê uma espiadinha lá no Blog que o post será sobre isso).
Em fim se vc tiver dicas de onde posso levar o Pi já que somos da mesma cidade, eu ficaria muito grata.
Bjo Grande Babi e tudo de bom sempre Fabiana

Marcela lusia disse...

Seu blog é belissímo, parabéns!!!
te encontrei no amigo secreto. passa no virei mamãe pra nos conhecer.
já estamos te seguindo.
beijinhos

Unknown disse...

Olá Babi! Conheci seu blog através da Paty, e gostei muito!
Parabéns pela linda família!

beijinhos
Mari - Mundo do Pedro
http://mariepe.blogspot.com

Miguel...Presente de Deus disse...

OI Babi,passei pra conhecer seu blog,eu só conhecia vc pelo twitter.rs Fiquei feliz quando vi que vc estava participando do amigo secreto que a Paty está organizando.
To seguindo você,fique a vontade para me visitar.

Bjoca

Carla e Miguel

Miguel...Presente de Deus disse...

Que bom receber sua visita.
Amiga o Rio de Janeiro é realmente maravilhoso,mas eu nunca vi uma situação do jeito que está agora,está fora de controle.A empresa que trabalho fica dentro de uma favela,ontem os bandidos mandaram fechar tudo,quando eu fui embora parecia uma cidade fantasma,carros passando correndo, uma coisa de louco mesmo.Espero isso tudo acabar logo pra gente aproveitar o que o Rio tem de melhor.

Bjoca e volte sempre no meu cantinho.

Carla e Miguel

Paty Fortunato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paty Fortunato disse...

Oi amiga,

Adorei o post, ótimas informações!
Eu sempre tive cuidado com dentes de Henrique tb, mesmo quando ele nem ainda tinha dentes rs...
Falando sério,agente sabe q tem limpar a gengiva do neném tb..
Mais agora Henrique está me dando trabalho com isso,antes eu escovava numa boa,agora ele aprendeu um "Sozinho" pra tudo, quer escovar os dentes sozinho, e não escova direito..o trabalho viu? rs

Beijocas!

Su Rodrigues disse...

Oi Bárbara! Demorei para ver a postagem, mas está muito legal!
Realmente é super importante orientar as mamães sobre os cuidados com os dentinhos dos bebês, para que eles cresçam saudáveis e sem cáries. A odontopediatria é uma área bem complicadinha, pois é normal este comportamento das crianças, de se assustar, ter medo, chorar, mas a dentista tem que ter "jogo de cintura" e saber orientar a mãe. E para formar um elo de confiança entre criança, mãe e dentista é fundamental um relacionamento tranqüilo, sem cobranças e sim com orientação. A criança observa tudo e o comportamento da mãe frente ao dentista é fundamental, deve-se passar tranqüilidade e segurança.
Você me deu uma grande idéia de postar mais informações sobre a gravidez na odontologia, os cuidados com a saúde bucal das criança! Já postei alguma coisa no blog!
Um feliz 2011 para toda a sua família e parabéns pelo lindo blog!

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Postagens populares