quarta-feira, 1 de junho de 2011

Birras e Manhas


Foto da 3ªSaída Fotográfica By Laudiane Lira, a Beatriz esta linda e com cara de quem está aprontando.

Li reportagens não me lembro onde,  também no livro A vida do bebê, dizendo que até os 3 anos as birras, manhas são normais e constantes. Aqui em casa estamos vivendo esta fase e a Beatriz estas prestes a completar seus 2 anos e 4 meses ainda, nessas horas que penso em ter ou não mais um filho...
 Mas logo passa este pensamento bobo, porque além de não querer que a Beatriz complete logo seus 3 anos, (quero curtir esta fase deliciosa dos descobrimentos e das gracinhas) também queremos muito ter mais filhos. E ela não é birrenta e manhosa sempre, tem seus momentos e graças a Deus são poucos, ela não nos agride.
Alem de conversar muito, estamos utilizando a técnica do castigo, ou seja, deixamos de dar algo que ela goste muito. E já que ela tem memória boa, lembramos  do castigo como exemplo pra que não faça outra vez.  
Alguns exemplos do que acontece aqui em casa, detalhe: sempre em tom de voz normal, sem gritos:
1-Beatriz não pode por a mão ai, filha.
Mas eu eu quero por.
Mas filha, vc vai se machucar.
2-Eu quero me machucar.
Beatriz tem que comer.
Mas eu não quero comer.
3-Beatriz se comer doce vai doer a barriga.
Mas eu quero que dói a barriga.
4-Cuidado vai machucar o cachorro e ele pode te morder.
Quero que ele me morde.
Mas você vai sentir dor e chorar.
Eu quero sentir dor e chorar.

Ah! E quando corre e cai, não chora senta e diz: Eu quero ficar aqui no chão! Principalmente se avisamos que não era pra correr.

E ai,  você mãe e pai que lê neste momento, oque você me diz?

Opnião de pessoas que não são pais (ainda) não vale, ok? :-)

Mas no geral só tenho que agradecer a Deus, pois saúde,desenvolvimento,afeto,memória, inteligência,  estão muito bem.

 “Difícil não é colocar uma criança no mundo. Difícil é colocar o mundo dentro da cabecinha de uma criança!” Joazinho Trinta, carnavalesco.

5 comentários:

Re Vitrola disse...

Ai Barbara, é difícil mesmo... e por mais que tentemos manter a calma isso nos frustra. O que eu percebia qundo o pedro fazia birra é que ele sabia quando estava me atingindo... tive que criar técnicas de autocontrole cmigo para que ele entendesse que por mais que ele tentasse, não estava me atingindo e que eu estava no controle, não ele. Com calma e sem demosntrar a fraqueza de antes, propunha a ele um acordo "levanta do chão, vamos fazer isso" Bem, na maioria das vezes, funcionava bem!
Um beijo!

Miguel...Presente de Deus disse...

Amiga Miguel está com 2 anos e 8 meses e essa fase das birras já passou por aqui,foi justamente nessa idade que Beatriz está. O segredo com certeza é manter a calma mas se mostrar firme,confesso que muitas vezes fiquei muito nervosa mas percebi que isso o deixava ainda mais pirracento e bravo,dai mudei a tática, toda vez que ele gritava por exemplo eu abraçava ele e dizia em voz baixa que não podia fazer aquilo ou gritar daquele jeito, foi muita conversa. Foi duro mas graças a Deus acho que ele entendeu.

Bjokas em vcs e que Deus abençoe

Carla e Miguel

Paty Fortunato disse...

Amiga, quando eu não era mãe e via uma criança fazendo birra, logo dizia:
"Ah, se fosse meu filho" aposto q vc tb rsrs...
Mais depois q me tornei mãe vi q não é por aí, tem tem muuuuuita calma e paciência pra lhe dar com isso, não pode perder o controle pq eles pirraçam mais ainda.
Eu sou contra a bater, não fui criada assim, mais super a favor do castigo. Do jeito q vc faz com a Beatriz, não dar pra ela as coisas q ela mais gosta.
Essas fases de birras vão e volta, Henrique começou com mais ou menos a idade da Beatriz, mais agora está bem melhor. Comigo ele sabe q não ganha nada fazendo birra, mais já com pai...
Bom, é isso, vc está no caminho certo amiga.
Boa sorte aí! rs

Beijocas!!

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

oi flor... nossa, não cheguei nessa fase ainda, então nem vou opinar nada né, hehe.
Mas que safadinha querendo ter dior de barriga, querendo isso ou aquilo, coisas q não opde, ai ai ai, que dificil essa fase né ...

beijokas

Aline disse...

Oi Babi,
essa fase as vezes é tão difícil, né? Mas acredito que vc está certíssima na maneira que está fazendo. E te confesso que lendo as "pirraças" dela até achei graça. Principalmente quando ela diz que quer que a barriga doendo.
Está linda sua filhota.
Bjs

Postagens populares