terça-feira, 4 de outubro de 2011

Falando um pouco sobre Ética

Na minha época de faculdade, tivemos Etica entre as disciplinas , adorava a aula pois formávamos grupos de estudo e no fim da aula fazíamos o debates apresentações.
Lembro que a nossa professora frisou bem que muitos confundem ética com moral, já que ética é como seguir uma regra, ou seja, se a regra existe é preciso respeitá-la, lembrando que as regras é pra que as pessoas tenham direitos e deveres assim não prejudicando uns aos outros. Já a moral vem dos costumes e muda com o tempo, vem dos princípios, criação e educação que cada pessoa teve desde a sua infância, dentro de casa etc.
Acontece na blogosfera muitas vezes a falta de ética, e nisso pessoas são prejudicadas, eu acredito que não fui vítima (ainda) não busquei saber, mas amigas blogueiras foram vítimas e estamos sempre unidas nessa Blogosfera tomando as dores das amigas. Mas só pra quem estar lendo entender, foi combinado dentro de um grupo fechado no facebook que hoje dia 03-10-11 fizéssemos uma blogagem coletiva para conscientizar as pessoas que são leitores e alguns blogueiros que respeitem as regras ou seja, tenha ética na blogosfera.
Muitos blogueiros recebem comentários maldosos de pessoas que geralmente não se identificam, e assim anonimamente simplesmente por não concordar com a postagem que a pessoa fez, não concordar com o que leu, faz comentários maldosos e ofensivos, agredindo moralmente as pessoas donas dos blogs.
Ou então o que acontece muito é o plágio, cópia de postagens inteiras, ou partes de textos sem dar os devidos créditos, gente é tão simples... Copiou o texto, copie o link também, procure saber quem é o autor e coloque no fim do texto. Às vezes o que acontece é a preguiça de pensar, ou quem sabe o assunto é muito complexo, mas a pessoa insiste em postar no blog, daí quando a pessoa encontra no Google a solução daquilo que procurava pois o texto está lá prontinho e explicado, custa fazer um comentário junto com a postagem:
“Gostei do texto de tal pessoa, ou quem sabe de um livro, me identifiquei e vim aqui compartilhar  com os leitores do tal blog e pronto”
Lembro de uma postagem que fiz sobre Ácaros no meu blog , eu assisti a reportagem no Jornal Hoje da rede Globo e achei tão interessante e tão importante passar adiante que consegui copiar do próprio chat  as perguntas  e repostas, sem alterar nada mas escrevendo no ínicio de onde veio e explicando no final com minhas próprias palavras o porquê desta publicação. Depois percebi que foi útil para algumas amigas seguidoras que tem filhos com alergia.  
Fica aqui minha contribuição para a blogagem.
Não faça ao outro o que não quer que seja feito com você, respeitar a opnião alheia não é concordar com o que você leu, se leu e não gostou feche a página. As opiniões diferentes sempre vão existir,  já imaginou se todos tivessem a mesma forma de pensar?
 Reflita.

3 comentários:

Unknown disse...

Moral e etica podem ser diferentes, mas estao intimamente ligadas. Uma pessoa que nao tem principios, nao respeita regras. Eu, assim como voce, nao fui vitima ainda, e espero nao ser, pois procuro respeitar a todos.
Abracos amiga. Bjs na Bia e no bb.

Ana disse...

Olá!Cheguei aqui atraves da blogagem coletiva!!:-)
Tb tive aula de etica na faculdade e lembro-me bem dessas discussões sobre moral e etica..pena que são valores cada vez menos utilizados no dia a dia..As pessoas so se lembram dela na hora de exigir para si...mas na hora de pensar no proximo é que são elas!Muito boa a adesão sua e de demais blogueiras que mesmo nunca tendo sido vitima de plagios e de comentarios anonimos abraçaram a causa!!!A prova que mesmo assim,diante de tanta bizarrice nos dias de hoje graças a Deus a maioria ainda é do bem!!:-)
beijos e otima semana!!!

Angi disse...

Babi,
adorei, passei tarde,mas valeu a leitura!
concordo muito com a frase de não fazer o que não gostaria que fizessem para ti...e é isso!
ah, a madrinha do Antônio é perfeita...quero saber o que da Bia achou...rs
beijos

Postagens populares