segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cardápio para Gestante

Eu gostaria de compartilhar o cardápioque minha obstetra me passou. Ele foi criado por uma nutricionista cujo o nome aparece no folheto escaneado.


Vou ser bem sincera, não o sigo à risca não, vou explicar o motivo... Tem dias que eu tentei fazer exatamente igual, e não aguentei comer...Eu não consigo comer150g de carne numa refeição, com vários acompanhamentos :)

Outra coisa, não tem beterraba e nem fígado bovino, eu adoro e acredito ser importantíssimo para evitar a anemia. Salada de escarola e almeirão não desce, amargo demais. Os queijos magros, o Rafa não come, Beatriz só gosta do queijo minas,dai fica velho na geladeira, então eu como de vez enquando.
Eu incluí banana nanica, abacate, água de coco, ovo e açucar (tenho repulsa à adoçantes). Ah e também não sigo exataente essa sequência dos dias da semana, para não enjoar.

Mas afirmo a vocês que esse cardápio me disciplinou bastante, meus prato tornaram se bem mais coloridos, saudáveis e leves.
E acreditem, está dando certo, mesmo dando umas escapadinhas nas sobremesas, sorvete, chocolate, leite condensado e uma fritura ali, ou um mega sanduiche aqui :). Desde o inicio da gravidez engordei 3 kg(dados da ultima consulta 06-12).
Outra dica importante principamente pra quem sofre com azia, é não tomar líquidos durante as refeições, tomar 1h antes e 1h após a refeição, de preferencia um bebida que não seja gelada. Eu reclamei para obstetra sobre a azia, e ela me instruiu sobre isso, quanto as bebidas geladas, já faz tempo que não tomo, mas nunca esperei 1h pra tomar meu copo de água mineral. A Drª também aconselhou tomar um chá (sem gelo) digestivo nessa 1h após a refeição. E não é que ela tinha razão?!
Não tenho mais azia!
Sim minha média é japonesa, o chá eu já havia lido em algum lugar que é indicado até pra quem quer emagrecer, mas na gravidez da Beatriz eu tomava mylanta plus(mastigável) direto para azia.

Apesar dela indicar só vitaminas mais caras nisso ela ajudou, sem remédio para azia :)

É isso, sempre vou tentar passar aqui e passar tudo de novo que tenho aprendido...E quem sabe ajudar outras gestantes!

2 comentários:

Ana disse...

Babi só toma cuidado com o figado.
A pediatra do meu filho tinha me alertado pq todo hormônio que o boi recebe ficar no figado.
Conversa sobre isso com sua médica.
Beijos!

Bárbara Pata disse...

Ana, a médica autorizou sim comer fígado de boi, mas como 1 vez por semana somente, não pq ela falou, pois ela disse que eu posso comer td que sentir vontade...vai entender né hehe

Postagens populares